data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pastoral da Comunicação, Diocese de Cruz Alta (Divulgação)
Tem gente de pés descalços cumprindo promessa na 68ª Romaria de Fátima, na manhã deste domingo
O sol quente não foi obstáculo para milhares de romeiros que participaram da 68ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, na manhã deste domingo. Às 8h, fiéis já lotavam a Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, para a missa de recepção. Às 9h, começou a procissão, passando por algumas das principais ruas, entre elas a Coronel Pilar.
Cruz Alta espera 170 mil romeiros neste domingo
Sob uma temperatura de 32ºC, os devotos de Fátima caminharam 1,5 km até o Santuário. Alguns peregrinos caminharam descalços ou de joelhos para pagar promessas. Houve também que viesse de mais longe, como a funcionária pública Marilane Rodrigues, 28 anos, moradora de Boa Vista do Incra. Há três anos, Marilene percorre cerca de 30 quilômetros entre as duas cidades para pagar uma promessa feita a Nossa Senhora de Fátima para a cura do filho, que hoje tem nove anos de idade. Segundo a mãe, o menino, Victor Rodrigues Franke, foi hospitalizado em estado grave devido a um problema de saúde.
- Ele ficou uma semana no hospital, com muita febre, e os médicos não descobriam o que era. No desespero, na agonia, me ajoelhei e pedi para Nossa Senhora de Fátima que curasse o meu filho. Eu prometi de ir todo o ano a pé a Cruz Alta e ele foi curado - conta Marilane.
Na sexta-feira, ela saiu sozinha, às 4h40min, e, após cinco horas e meia de caminhada por estradas de chão e asfalto, chegou a Cruz Alta.
Ontem, ela caminhou de pés descalços até o monumento localizado no Santuário dedicado à Fátima, acompanhada do filho. O menino só acompanha a mãe na procissão. Marilane diz que, apesar do medo na estrada, ela vai cumprir a promessa.
- Sei que corro perigo, mas meu maior medo são os cachorros porque passo por granjas, propriedades rurais. Enquanto eu tiver saúde, vou cumprir a promessa - afirma.
Cruz Alta se prepara para a 68ª Romaria de Fátima
No Santuário, destino final da procissão, houve apresentações artísticas, um flash mob da juventude e a Bênção da Saúde presidida pelo bispo diocesano de Cruz Alta, dom Adelar Baruffi, na parte da tarde.A estimativa é que 150 mil peregrinos participaram da procissão, segundo a assessoria de Comunicação da Diocese, embora números oficiais não tenham sido divulgados.